Page 6
Declaração de Conformidade da FCC Declaração japonesa VCCI de Classe B . . 70 (Federal Communications Commission) . . 68 Declarações REEE da UE . . 70 Declaração de Conformidade com os Aviso para os utilizadores nos Estados Unidos 71 Níveis de Emissão de Classe B da Industry Oferta de software IBM Lotus .
Page 8
Leia atentamente estas informações Quando o transformador está ligado a uma tomada e ao computador, é gerado calor. Não coloque o transformador em contacto com qualquer parte do corpo enquanto estiver a ser utilizado. Nunca utilize o transformador para aquecer o corpo. O contacto prolongado com o corpo, mesmo através da roupa, pode causar queimaduras na pele.
Page 9
Leia atentamente estas informações Não coloque objectos pesados sobre o computador, nem o sujeite a qualquer tipo de impacto ou cause, por qualquer outro meio, danos no computador, ecrã ou dispositivos externos. Utilize uma mala de transporte de boa qualidade, que proporcione um acondicionamento e protecção adequados.
Page 10
Leia atentamente estas informações viii ® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Productivity Center faculta um fácil acesso a ferramentas de software e sítios-chave Lenovo, sem a necessidade de consultar outros manuais. Para iniciar o Productivity Center, prima o botão azul ThinkVantage no teclado. Para mais informações sobre a utilização do botão ThinkVantage, consulte a secção “Localizar informações através do botão...
Localizar informações utilizar as funções sem fios do computador ThinkPad. O computador ThinkPad está em conformidade com as normas de segurança e de radiofrequência (RF, Radio Frequency) de qualquer país ou região em que tenha sido aprovado para funcionamento sem fios. É da responsabilidade do utilizador instalar e utilizar o computador ThinkPad em estrita conformidade com as regulamentações locais relativas a RF.
Cuidados a ter com o computador ThinkPad v Evite sujeitar o computador a temperaturas extremas (inferiores a 5°C/41°F ou superiores a 35°C/95°F). v Alguns aparelhos eléctricos, tais como determinadas ventoinhas de computadores portáteis ou purificadores do ar, podem produzir iões negativos.
Não se esqueça das palavras-passe que definiu. Se se esquecer de uma palavra-passe de supervisor ou de disco rígido, o fornecedor de serviços autorizado da Lenovo não procederá à respectiva reposição, sendo eventualmente necessário substituir a placa de sistema ou a unidade de disco rígido.
Sugestões para utilizar a caneta digitalizadora Tablet v Utilize apenas a caneta digitalizadora Tablet que é fornecida com o computador ThinkPad X61 Tablet ou que adquiriu com esse computador como opção. Este computador ThinkPad X61 Tablet foi concebido para utilizar apenas esta caneta. Qualquer outra caneta poderá ficar presa no respectivo suporte ou provocar outros problemas.
Cuidados a ter com o computador ThinkPad v Registe os seus produtos ThinkPad junto da Lenovo (visite o seguinte sítio da Web: http://www.lenovo.com/register). Este procedimento facilitará a recuperação do computador por parte das autoridades oficiais, em caso de roubo ou extravio. O registo do computador permite ainda que a Lenovo o informe sobre possíveis actualizações e informações técnicas.
Cuidados a ter com o computador ThinkPad 4. Limpe a cobertura com a esponja em movimentos circulares, tendo o cuidado de não deixar pingar o líquido em excesso. 5. Limpe a superfície para remover o detergente. 6. Passe a esponja por água limpa corrente. 7.
Cuidados a ter com o computador ThinkPad 3. Limpe as manchas e impressões digitais com o outro lado ou com um pano limpo. 4. Depois de utilizar o pano, lave-o com um detergente neutro. Cuidados a ter com o leitor de impressões digitais As acções a seguir indicadas podem danificar o leitor de impressões digitais ou afectar o seu funcionamento correcto: v Riscar a superfície do leitor com um objecto pontiagudo e duro.
Consulte a secção “ThinkPad tour” do Access Help. Onde encontrar as especificações detalhadas da máquina? Consulte o sítio da Web http://www.lenovo.com/think/support. É necessário actualizar um dispositivo ou Substituir um dos seguintes componentes: unidade de disco rígido, placa PCI Express Mini Card, placa de expansão do modem, memória, teclado ou apoio dos pulsos.
Resolução de problemas recuperação alternativos fornecidos pela Lenovo, consulte a secção “Restaurar o conteúdo de origem” na página 35 deste manual. Como entrar em contacto com o Centro de Assistência a Clientes? Consulte o Capítulo 6, “Obter ajuda e assistência”, na página 47 deste manual.
Page 24
Resolução de problemas Para iniciar o programa de diagnóstico, proceda da seguinte forma: 1. Caso a unidade de disquetes esteja ligada ao computador, remova qualquer disquete da unidade e, em seguida, desligue a alimentação do computador. 2. Ligue a alimentação do computador. 3.
Resolução de problemas http://www.lenovo.com/support/site.wss/document.do?sitestyle=lenovo &lndocid=tpad-matrix Diagnosticar problemas utilizando o PC-Doctor a partir da partição de assistência Ao utilizar o PC-Doctor a partir do espaço de trabalho do Rescue and Recovery na partição de assistência da unidade do disco rígido, pode diagnosticar o sistema sem que seja necessário iniciar o sistema operativo.
Page 26
Resolução de problemas Mensagem Solução 0182: Bad CRC2. A soma de verificação da definição CRC2 da EEPROM não está (CRC2 não válido.) correcta. Prima F1 para aceder ao Utilitário de configuração do Enter BIOS Setup BIOS (BIOS Setup Utility). Prima F9 e, em seguida, Enter para and load Setup carregar a predefinição.
Page 27
Resolução de problemas Mensagem Solução 01C8: More than one Retire uma das placas de expansão do modem. Caso contrário, modem devices are prima Esc para ignorar a mensagem de aviso. Se o problema found. (Detectado persistir, peça assistência para o computador. mais do que um dispositivo de modem.) Remova...
Page 28
Resolução de problemas Mensagem Solução 0230: Shadow RAM Ocorreu uma falha na duplicação da RAM. Teste a memória do error. (Erro de RAM computador, utilizando o PC-Doctor. Se tiver instalado um sombra.) módulo de memória imediatamente antes de ligar a alimentação do computador, volte a instalar o módulo.
Page 29
Resolução de problemas Mensagem Solução 1802: Unauthorized A placa de rede Mini-PCI não é suportada neste computador. network card is Remova-a. plugged in - Power off and remove the miniPCI network card. (Ligada placa de rede não autorizada. Desligue a alimentação e remova a placa de rede Mini-PCI) 1803: Unauthorized...
Page 30
Resolução de problemas Mensagem Solução 2102: Initialization O disco rígido não está a funcionar. Peça assistência para o error on HDD1 disco rígido. (Ultrabay hard disk drive). (Erro de inicialização em HDD1 (Unidade de disco rígido Ultrabay).) 2110: Read error on O disco rígido não está...
Page 31
Resolução de problemas Mensagem Solução Operating system Verifique o seguinte: not found. (Sistema v A unidade de disco rígido está correctamente instalada. operativo não v Existe na unidade um disco que pode ser iniciado. encontrado.) Se a mensagem de erro persistir, verifique a sequência de arranque, utilizando o Utilitário de configuração do BIOS (BIOS Setup Utility).
Page 32
Resolução de problemas Se uma das seguintes mensagens de erro for apresentada, peça assistência para o computador: 0177: Bad SVP data, stop POST task. (Dados SVP não válidos, interrompa a tarefa do POST.) Checksum of the supervisor password in the EEPROM is not correct. (A soma de verificação da palavra-passe de supervisor na EEPROM.) 0187: EAIA data access error.
Resolução de problemas Ausência de mensagens de erro Problema: Quando o computador é ligado, o ecrã fica em branco e não são emitidos quaisquer sinais sonoros. Nota: Se não tiver a certeza relativamente à emissão de avisos sonoros, desligue o computador, premindo o respectivo botão de alimentação durante mais de 4 segundos.
Se não conseguir repor a palavra-passe de disco rígido, não existe qualquer meio de um representante autorizado dos serviços de assistência da Lenovo poder repô-la, nem de recuperar os dados contidos no disco rígido. Terá de levar o computador a um representante autorizado dos serviços de assistência ou...
Resolução de problemas Problemas do teclado Problema: Nenhuma ou apenas algumas teclas do teclado funcionam. Solução: v Se o problema tiver ocorrido imediatamente após o computador ter retomado o funcionamento normal a partir do modo de espera, introduza a palavra-passe de ligação, se definida. v Se estiver ligado ao computador um teclado numérico externo ou um rato: 1.
Page 36
Resolução de problemas Problema: É apresentada a mensagem erro de bateria excessivamente descarregada e o computador desliga-se imediatamente. Solução: A bateria está a ficar sem carga. Ligue o transformador ao computador e ligue-o a uma tomada eléctrica ou substitua a bateria por uma bateria completamente carregada.
Resolução de problemas Problema: O computador entra inesperadamente em modo de espera. Solução: Quando o processador atinge uma temperatura demasiado elevada, o computador entra automaticamente em modo de espera, de modo a permitir o arrefecimento do computador e a proteger o processador e outros componentes internos.
Page 38
Resolução de problemas Problema: O ecrã está ilegível ou distorcido. Solução: Certifique-se de que: v O controlador de dispositivo de visualização está correctamente instalado. v A resolução e a qualidade da cor do monitor estão correctamente definidas. v O tipo de monitor está correcto. Para efectuar estas verificações, proceda do seguinte modo: ™...
Page 39
Resolução de problemas Solução (continuação): Para o Windows XP: 1. Faça clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho, faça clique em Propriedades (Properties) para abrir a janela de propriedades do ecrã e, em seguida, faça clique no separador Definições (Settings).
Resolução de problemas Problemas da bateria Problema: Não é possível carregar completamente a bateria no tempo de carregamento normal, utilizando o método de carregamento com o computador desligado. Para informações detalhadas, consulte o tópico Bateria e fonte de Solução: alimentação na secção Resolução de problemas (Troubleshooting) no Access Help.
Resolução de problemas Problemas na unidade de disco rígido Problema: A unidade de disco rígido não funciona. No menu de arranque da Utilitário de configuração do BIOS (BIOS Solução: Setup Utility), certifique-se de que a unidade de disco rígido está incluída na lista "Ordem de prioridade de arranque (Boot priority order)".
Resolução de problemas Problema: Não é possível alterar ou remover uma palavra-passe do disco rígido no Utilitário de configuração do BIOS (BIOS Setup Utility). Solução: A definição da função Utilizar frase-passe (Using Passphrase) no Utilitário de configuração do BIOS (BIOS Setup Utility) tem de ser consistente tanto na definição de uma palavra-passe do disco rígido como na sua alteração ou remoção.
Resolução de problemas Outros problemas Problema: O computador não responde. Solução: v Para desligar a alimentação do computador, prima sem soltar o interruptor de alimentação durante, pelo menos, 4 segundos. Se mesmo assim o computador continuar sem responder, desligue o transformador e retire a bateria.
Page 44
Iniciar o Utilitário de configuração do BIOS (BIOS Setup Utility) 1. Para se proteger contra perda de dados acidental, crie uma cópia de segurança dos dados e do ficheiro de registo (registry) do computador. Para obter mais informações, consulte a secção “Ferramentas de cópia de segurança e restauro de dados (Data backup-and-restore tools)”...
Restaurar o conteúdo de origem Em vez de fornecer um disco de recuperação ou um disco do Windows com o computador, a Lenovo fornece métodos mais simples para cumprir as tarefas habitualmente associadas a estes discos. Os ficheiros e programas para estes métodos alternativos encontram-se no disco rígido, eliminando assim a...
Opções de recuperação notar que a capacidade total do disco é aparentemente inferior à esperada. Esta discrepância é explicada pelo conteúdo da partição oculta. Esta área contém o programa Product Recovery que permite ao utilizador restaurar todo o conteúdo do disco rígido para o estado original configurado em fábrica.
Page 47
Opções de recuperação independente do sistema operativo Windows. Assim, pode iniciá-lo premindo o botão azul ThinkVantage, quando solicitado durante o arranque. Uma vez iniciado o espaço de trabalho do Rescue and Recovery, pode executar uma operação de recuperação, mesmo que não consiga iniciar o Windows.
Page 48
® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Page 50
Substituir a bateria 4. Deslize o fecho da bateria 1 . Em seguida, remova a bateria 2 . 5. Instale uma bateria completamente carregada. 6. Desloque o fecho da bateria para a posição de bloqueio. 7. Coloque de novo o computador na posição inicial. Ligue o transformador e os cabos ao computador.
Pode adquirir uma nova unidade de disco rígido junto do seu revendedor ou de um representante de vendas da Lenovo. Notas: 1. Substitua a unidade de disco rígido apenas para efeitos de actualização ou reparação.
Page 52
Actualizar a unidade de disco rígido 2. Feche o ecrã do computador e volte o computador ao contrário. 3. Remova a bateria. ® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Page 53
Actualizar a unidade de disco rígido 4. Desaperte o parafuso 1 que fixa a tampa da ranhura da unidade de disco rígido. Em seguida, remova-o e retire a tampa 2 . 5. Retire a unidade de disco rígido puxando a patilha. 6.
Actualizar a unidade de disco rígido 9. Insira 1 e volte a colocar a tampa da ranhura da unidade de disco rígido 2 . Em seguida, volte a colocar o parafuso 3 . 10. Volte a colocar a bateria. 11. Coloque de novo o computador na posição inicial. Ligue o transformador e os cabos ao computador.
Page 55
Substituir a memória 2. Desligue a alimentação do computador e, em seguida, desligue o transformador e todos os cabos ligados ao computador. 3. Feche o ecrã do computador e volte o computador ao contrário. 4. Remova a bateria. 5. Desaperte os parafusos que fixam a tampa da ranhura de memória na respectiva posição 1 .
Page 56
Substituir a memória 8. Volte a colocar a tampa da ranhura da memória e aperte os parafusos 9. Volte a colocar a bateria. 10. Coloque o computador na posição inicial e volte a ligar o transformador e os cabos ao computador. Para se certificar de que o módulo SO-DIMM se encontra correctamente instalado, proceda do seguinte modo: 1.
Se necessitar de obter ajuda ou assistência técnica, ou pretender apenas obter informações adicionais sobre computadores ThinkPad, encontra-se disponível uma grande variedade de fontes de informação, junto da Lenovo. Esta secção contém informações sobre fontes de informação adicionais sobre computadores ThinkPad, os procedimentos a executar no caso de ocorrer um problema no computador, bem como informações sobre obtenção de...
Page 58
Reparação de hardware Lenovo - No caso de o problema ter origem em hardware Lenovo abrangido pela garantia, está disponível uma equipa de pessoal técnico especializado para prestar o nível de assistência adequado.
Assistência a Clientes e respectivo horário de funcionamento, consulte o sítio de suporte na Web, no endereço http:// www.lenovo.com/support/phone. Se o número correspondente ao seu país ou região não for apresentado, contacte o seu representante autorizado dos serviços de assistência ou representante de vendas da Lenovo.
Para obter os números de telefone mais actuais, consulte o endereço http://www.lenovo.com/support/phone. País ou região Número de telefone África África: +44 (0)1475-555-055 África do Sul: +27-11-3028888 e 0800110756 África Central: Contacte o Parceiro Comercial Lenovo mais próximo Argentina 0800-666-0011 (Espanhol) Austrália 131-426 (Inglês) Áustria 01-24592-5901 (30 dias e suporte activo) 01-211-454-610 (Serviço de garantia e suporte)
Page 61
Obter ajuda e assistência País ou região Número de telefone China ThinkPad (Linha de assistência técnica): 0800-839 (Macau R.A.E.) (Cantonês, Inglês, Mandarim) Colômbia 1-800-912-3021 (Espanhol) Costa Rica 800-011-1029 (Espanhol) Croácia 0800-0426 Chipre +357-22-841100 República Checa +420-2-7213-1316 Dinamarca 4520-8200 (30 dias e suporte activo) 7010-5150 (Serviço de garantia e suporte) (Dinamarquês) República...
Page 62
Nicarágua 001-800-220-1830 (Espanhol) Noruega 6681-1100 (30 dias e suporte activo) 8152-1550 (Serviço de garantia e suporte) (Norueguês) Panamá 206-6047 001-866-434-2080 (Centro de Assistência a Clientes Lenovo - chamada gratuita) (Espanhol) Peru 0-800-50-866 (Espanhol) Filipinas 1800-1888-1426 (Inglês) 63-2-995-8420 (Filipino) Polónia +48-22-878-6999 ®...
Page 63
Obter ajuda e assistência País ou região Número de telefone Portugal +351-21-892-7147 (Português) Roménia +4-021-224-4015 Rússia Moscovo: +7 (495) 258-6300 Chamada gratuita: 8 800 200 6300 (Russo) Singapura 1800-3172-888 (Inglês, Bahasa, Melayu) Eslováquia +421-2-4954-5555 Eslovénia +386-1-4796-699 Espanha 91-714-7983 0901-100-000 (Espanhol) Sri Lanka +9411 2493547 +9411 2493548...
Page 64
® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Apêndice A. Informações de Garantia Este apêndice contém informações sobre o período de garantia e o tipo de serviço de garantia aplicável ao seu produto de hardware da Lenovo no seu país ou região. Para obter informações sobre os termos e condições da Garantia Limitada da Lenovo que se aplicam ao seu produto de hardware da Lenovo, consulte o Capítulo 3, Informações de Garantia, no Manual de...
Bateria e caneta digitalizadora Tablet - 1 Nota: O computador ThinkPad X61 Tablet é fornecido com cinco pontas de substituição para a caneta digitalizadora X61 Tablet. Certifique-se de que as guarda num local seguro para utilização futura. As pontas de substituição não são abrangidas pela garantia da caneta digitalizadora...
Page 67
é da responsabilidade do Cliente. A Lenovo especifica, nos materiais enviados com uma CRU de substituição, se a CRU avariada deverá ser devolvida. Quando é necessário efectuar a devolução, 1) as instruções de devolução, uma identificação de envio pré-pago e a respectiva embalagem são enviadas com a CRU de...
Page 68
® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Os Clientes são responsáveis pela substituição de todas as CRUs externas. As CRUs internas podem ser removidas e instaladas pelo Cliente ou por um técnico de assistência da Lenovo durante o período de garantia. O seu computador contém os seguintes tipos de CRUs externas: v CRUs externas (conectáveis): Estas CRUs podem ser desligadas do...
Page 70
Telefónica Mundial” na página 50. Nota: Utilize apenas os componentes dos computadores fornecidos pela Lenovo. Consulte o Capítulo 3, Informações de Garantia no Manual de Segurança e Garantia para obter informações de garantia sobre as CRUs incluídas no tipo de máquina que contém.
Page 71
Manual de Instruções de Access Manual Vídeo Assistência e Instalação Help Hardware online Resolução de Maintenance Problemas Online Unidade de disco rígido Memória CRUs internas (localizadas no produto) Teclado Apoio dos pulsos Placa PCI Express Mini Card Placa de expansão de comunicações Apêndice B.
Page 72
® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Page 74
Características v Ultrabay Slim (na UltraBase opcional do ThinkPad X6 Tablet) v Conector de base de acoplamento ® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
Características Ranhura para PC Card v PC Card do Tipo II Unidade óptica v Unidade de CD-ROM, DVD-ROM, Combo ou Multi-Burner no UltraBase opcional do ThinkPad X6 Tablet, dependendo do modelo Funções sem fios v Função de rede local (LAN) sem fios integrada (em alguns modelos) v Função Bluetooth integrada (em alguns modelos) v Função de rede alargada (WAN) sem fios integrada (em alguns modelos) Leitor de suporte digital...
Page 76
Para consultar a percentagem de bateria restante, consulte o Medidor de gestão de alimentação no tabuleiro de tarefas. Sistema operativo v Para obter os sistemas operativos suportados pelo computador, consulte http://www.lenovo.com/think/support. ® ThinkPad X61 Tablet Manual de Assistência e Resolução de Problemas...
área, contacte um representante de vendas Lenovo local. Quaisquer referências nesta publicação a produtos, programas ou serviços Lenovo não significam que apenas esses produtos, programas ou serviços Lenovo possam ser utilizados. Qualquer outro produto, programa ou serviço, funcionalmente equivalente, poderá...
Informações sobre emissões electrónicas As seguintes informações são referentes ao ThinkPad X61 Tablet, tipo de máquina 7762, 7763, 7764, 7767, 7768, e 7769. Declaração de Conformidade da FCC (Federal Communications...
à terra. Os cabos e conectores apropriados podem ser adquiridos junto de um revendedor Lenovo autorizado. A Lenovo não será considerada responsável por qualquer interferência nas transmissões rádio ou de televisão, originadas pela utilização de outros cabos ou conectores diferentes dos...
Directiva 89/336/CEE do Conselho Europeu sobre a uniformização das leis dos Estados Membros relativas a compatibilidade electromagnética. A Lenovo não se responsabiliza por qualquer falha no cumprimento dos requisitos de protecção resultantes de modificações ao produto não recomendadas, incluindo a instalação de placas de opção não Lenovo.
REEE, por forma a minimizar potenciais efeitos dos EEE sobre o ambiente e saúde pública resultantes da presença de substâncias perigosas. Para obter informações adicionais sobre REEE, aceda a: http://www.lenovo.com/ lenovo/environment. Aviso para os utilizadores nos Estados Unidos Informações sobre o perclorato na Califórnia:...
Page 82
Apoio a Clientes: Para obter números de telefone e informações de apoio para o ajudarem na instalação inicial do software, visite http:// www.lenovo.com/think/support. Para obter apoio técnico para além da instalação inicial, visite http://www.lotus.com/passport. Acordo de Licença Internacional para Programas: O software licenciado ao utilizador ao abrigo da presente oferta não inclui actualizações ao software...
Page 83
Comprar actualizações, licenças adicionais e suporte técnico Estão disponíveis actualizações ao software e suporte técnico, mediante o ® pagamento de uma tarifa, através do programa Passport Advantage da IBM. Para obter informações sobre a aquisição de licenças adicionais para o Notes, SmartSuite ou outros produtos Lotus, visite http://www.ibm.com ou http://www.lotus.com/passport.
Smartsuiteapac@modusmedia.com Marcas Comerciais Os seguintes termos são marcas comerciais da Lenovo nos Estados Unidos e/ou noutros países: Lenovo ThinkPad PS/2 Rescue and Recovery ThinkVantage ThinkPad TrackPoint Ultrabay UltraBase Os seguintes termos são marcas comerciais da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou noutros países: IBM (utilizado nos termos da licença)
Page 86
transportar o computador 4 unidade de disco rígido actualizar 41 problema 31 unidades manuseamento 5 unidades substituíveis pelo cliente (CRUs) lista de peças 59 utilitário de configuração do BIOS (BIOS Setup Utility) 33 Utilize o computador de uma forma cuidadosa 3 Utilize o computador delicadamente 4 ajuda 47...
Page 88
Part Number: 42X3516 Printed in China (1P) P/N: 42X3516...